top of page
Foto do escritorNathalie Durel

A PSICO-GENEALOGIA, UMA FERRAMENTA PODEROSA




A psico-genealogia é uma técnica de investigação que analisa a nossa historia familiar e os acontecimentos que marcaram e influenciaram a nossa vida ao nível individual e a dos nossos antepassados. Permite ler, honrar e curar a nossa arvore, reiterando o nosso objectivo de vida e a nossa historia diante das nossas famílias, dos nossos pais e da nossa linhagem. Faz parte das terapêuticas sistemáticas.


Sabemos que a mulher (e o homem) está condicionada desde sua concepção de diversas maneiras e mais particularmente pela sua história familiar que a coloca numa linhagem da qual herda as transmissões de uma geração a próxima. Trata-se de um verdadeiro condicionador dos seus comportamentos, crenças, escolhas de vida etc.

A psico-genealogia  é um precioso instrumento de analise da historia familiar, que permite reparar as relações subtis entre gerações e dar sentidos à história pessoal, familiar e relacional.


Freud já falava deste assunto, podemos ler em "Moisés e o monoteísmo":

“A herança arcaïca do homem não comporta apenas predisposições mas também conteúdos criativos dos vestígios mnésicos que as experiências feitas pelas gerações anteriores deixaram”


Françoise Dolto, "Na causa das crianças" recorda que:

“Qualquer criança é obrigada em suportar o clima no qual cresce, mas também os efeitos patogênicos como seqüelas, do passado patológico da sua mãe e seu pai.»

“A criança é portadora desta dívida contratada em sua época de fusão pré-natal, seguidamente de dependências post-natais (dívidas) as quais o estruturaram.»


Paola del Castillo, especializada na pesquisa entre as gerações escreve:

“O peso da memória genealógica é transmitido durante o projecto parental na concepção da criança através o desejo dos antepassados a ver realizar-se seus próprios desejos.»


Alejandro Jodorowski que podemos considerar como um dos precursores da psico-genealogia sublinha:

“Nascer numa família equivale a ser possuído!»


No decorrer de uma terapia é frequentemente necessário fazer uma investigação psico-genealógica que nos permite compreender os esquemas familiares e ancestrais em causa em cada história da mulher.

A construção do génograma é de uma grande ajuda nesta procura bem como o trabalho psicológico sobre as emoções e as sensações sentidas durante sua elaboração.

Na minha pratica utilizo a arte-terapia como ferramenta catártica e reveladora dos conteúdos inconscientes. E os resultados são bastante interessantes.


O objetivo existencial de todos é a libertação dos nossos condicionamentos rumo a individuação e a psico-genealogia é um método psicoterapêutico indispensável nas tomadas de consciência das memórias da nossa “tribo familiar e social.


© Nathalie Durel-2006-Todos os direitos reservados

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page